You are not logged in
Log in
Sign up
Welcome

O meu nome é <FRANCISCO ANTONIO PAGOT - XICO JÚNIOR> e eu iniciei este segundo site PAGOT - LA FAMIGLIA em 17/09/2011 (data que meu pai Luiz Pagot comemoraria 96 anos), o qual foi transferido do La Famiglia Pagot, este o primeiro site sobre a Famiglia Pagot postado na internet e iniciado em 08/01/2010.

Tal projeto tem por objetivo preservar a genealogia e a história da FAMIGLIA PAGOT, e que, fundamentalmente, começa com os cabeças do clã no Brasil, para onde vieram em 1921, partindo do Porto de Gênova, no dia 23/07 do mesmo ano, através do bastimento Garibaldi.

 Tudo teve início quando a Itália vivia uma convulsão ideológica, política, econômica, social e cultural, com guerras, pobreza, miséria e pouquíssimas perspectivas de uma vida mais digna para os "contadini". Felice Pagot passou quatro anos nos campos de batalha, tanto que só foi conhecer o filho Luigi (Luiz), depois que retornou da guerra.

Moravam em prédio com espaço apertado, como mostra a foto abaixo, o que traduzia as dificuldades por que passavam todos os camponeses italianos, incluindo os que moravam na localidade de GAIARINE, na província de Treviso, região do Vêneto. 

 Assim, motivados pela propaganda que donos de cafezais brasileiros faziam junto aos camponeses italianos, e movidos por uma expectativa de vida melhor, o casal Felice e Ângela Di Giusti Pagot decidiram vir para o Brasil.

Diante da grave situação social e política por que atravessava a Itália, determinados, partiram da localidade de Gaiarine, província de Treviso, região do Vêneto, para o Porto de Gênova, onde embarcaram no bastimento (navio) Garibaldi no dia 23 de julho de 1921, rumo ao Porto de Santos, onde aportaram no dia 09 de agosto de 1921. Ou seja, 18 dias de viagem para a travessia do Atlântico com o sonho de encontrar um grande "eldorado".

Com o casal Felice e Ângela Di Giusti vieram também seus sete filhos: 1) Antonio, 2) Felice, 3) Fracesca (Francisca), 4) Santa, 5) Luigi (Luiz), 6) Agnese (Inês) e 7) Anacleto. No Brasil tiveram mais cinco filhos, sendo quatro naturais de São Paulo: 8) Mérica, 9) Umbelina, 10) Lungino Francisco e 11) Aparecida.

Em São Paulo permaneceram por oito anos, trabalhando duro nos cafezais do nordeste paulista, morando em casas totalmente sem condições, umas construções quase tipo casa de pau-a-pique, sem assoalho, sem divisões internas entre os setores da casa, o que era feito pelos imigrantes com tecidos. Assim dividiam os quartos do casal e dos filhos e a cozinha. E, ainda em São Paulo, casaram Antonio, o filho mais velho, e Francisca, a filha mulher mais velha, enquanto perdiam o filho Anacleto, que aqui chegara com nove meses e faleceu aos sete anos de idade.

Em setembro de 1929, a convite de "oriundi" conhecidos, pois que trocavam correspondência, determinados, decidiram se transferir definitivamente para o Rio Grande do Sul, onde tinham tomado conhecimento que haviam terras em abundância e boas para o cultivo de hortas, pomares, videiras e campos para a criação do gado. No mesmo ano nascia o caçula da família, e o único filho gaúcho, que na pia batismal recebeu o nome de João.

 Aqui se estabeleceram, inicialmente, na localidade de Montenegro, depois Torino, então sub-distrito de Carlos Barbosa e este distrito do município de Garibaldi. Nestas duas localidades começara a vida cultivando videiras. Anos depois, os filhos todos casados, Felice e Ângela Di Giusti Pagot decidiram transferir-se para a região alta da sede do município de Garibaldi para continuar com o cultivo de videiras. Dalí, passados alguns anos, resolveram mudar-se, definitivamente, para Bento Gonçalves, onde permaneceram até seus últimos dias de vida.

 ORIGEM DO NOME PAGOT

O sobrenome PAGOT é típico da região de Treviso e está presente em todo o Vêneto. Provavelmente deriva do vocabulário grego PAGOTTO ou PAGOTO, legado da localidade em que moravam os ancestrais da Famiglia Pagotto ou PAGOT na idade média.Existem traço confirmados desse sobrenome desde o início do Século XIX, e assim, numa outra possibilidade a origem pode ser derivada do italiano de uma variação de Pagotti. Como pode provir, e isso é bastante provável, da conexão com o vocábulo grego medieval, que denominava uma localidade da Grêcia, portanto é um nome que se classifica entre os TOPONÍMIOS.

Outras fontes indicam que que este sobrenome vem de MAZZA, que significa  a clava mediaval. Assim, esse nome pode indicar o ferreiro que fazia a clava ou o soldado que a usava. 

Outras fontes indicam que que este sobrenome vem de MAZZA, que significa  a clava mediaval. Assim, esse nome pode indicar o ferreiro que fazia a clava ou o soldado que a usava.

LIVRO E A ÁRVORE GENEALÓGICA COM 630 MEMBROS DA FAMIGLIA 

Graças a esse pioneiro trabalho de resgate da história de LA FAMIGLIA PAGOT e sua ÁRVORE GENEALÓGICA disposta no livro de autoria de Francisco Antonio Pagot (Xico Júnior), contendo já 630 pessoas da Famílgia, foi possível iniciar, em 08 de janeiro de 2010, a montagem da mesma via internet. Na seqüência, tendo como fonte de informação básica e essencial o próprio livro "PAGOT - La Storia Della Famiglia" e seus 630 membro então relacionados, possibilitou a que outros primos e primas também iniciassem a montagem de Árvores Genealógicas paralelas através do MyHeritage.

Além do livro sobre a Famiglia Pagot, Francisco Antonio Pagot (o Xico Júnior) foi o criador do banner, dos crachás e de um poster (1,00 m X 1,20m) com foto da Famiglia Pagot tirada em 1930, em Torino, com a qual os quatros filhos do casal cabeça do clã Pagot (Umbelina, Lungino Francisco, Aparecida e João), ainda vivos, foram presenteados.

As fotos e ilustrações aqui dispostas fazem parte do Acervo pessoal de Francisco Antonio Pagot, cujo vem resgatando histórias e fotografias da Famiglia Pagot desde 1992, quando do inicío à concretização do livro "PAGOT - La Storia Della Famiglai"  e concluído em 2009, ou seja 17 anos depois. E outras informações e fotos enviadas por membros da Famiglia Pagot.

* Ma non sempre a causa di un riconoscimento legale e sicuro è fatto spontaneamenteÈ ´indispensabile, oltra che giuridico, registrazione e indicazione di paternità". Che cosa fa il record di come l´autore su richista dell´autore.

FRANCISCO ANTONIO PAGOT: PIONEIRO NA GENEALOGIA DOS PAGOT 

Por fim, me resta o orgulho, sem falsa modéstia, de que todas as iniciativas ao resgate da história através do livro, a guarda do acervo fotográfico armazenado em arquivos no computador com mais de 800 fotografias e a formatação primeira de uma Árvore Genealógica de "La Famiglia Pagot", via MyHeritage (08/01/2010), foram paridas da minha inspiração e da minha influência. E tudo graças à dedicação, ao trabalho, perseverança e dedicação de 17 anos desde as primeiras pesquisas, à coleta de informações e fotos à concretização, por fim, do livro "PAGOT - LA STORIA DELLA FAMIGLIA". Isto, ainda que possa parecer pedantismo na interpretação de alguns, me deixa vaidoso (no bom sentido) de ter dado os impulsos pioneiros à cultuação e à tradição que teve início na homenagem aos antepassados e na seqüência desse tributo tão essencial e valioso à preservação das nossas raízes. 

A Famiglia Pagot tem um total, até agora apurado, de 781 membro e 252 famílias, sendo que 630 foram extraídos do livro "PAGOT - LA STORIA DELLA FAMIGLIA", mas nem todos ainda foram idenfiticados e, por isso, não postadas as suas fotos e dados. Devagar, e com a colaboração de todos os membros do clã Pagot, chegaremos lá!

 Livro: PAGOT - LA STORIA DELLA FAMIGLIA e SLIDESHOW 

 Em 2009 Francisco Antonio Pagot (pseudônimo jornalístico Xico Júnior), filho de Luigi (Luiz), o quinto filho na hierarquia dos Pagot, que veio da Itália, concluía o livro "PAGOT - LA STORIA DELLA FAMIGLIA", com nada menos do que 630 membros da família formando a pioneira Árvore Genealógica de "La Família Pagot", quando, dado o fato dos múltiplos contatos via e-mails e Orkut feitos por Francisco, surgiu a idéia da realização de um encontro da família. Depois de alguns contatos com Francisco Antonio, começou-se a estruturar e a organizar o que seria o "I INCONTRO DELLA FAMIGLIA PAGOT", realizado no Clube Caça e Pesca, em Bento Gonçalves-RS, no dia 11 de outubro de 2009, com apresentação do Coral Imigrante, do qual Antonio, o filho mais velho do clã Pagot, participou durante 17 anos ininterruptamente, e ocasião que serviu também de lançamento do livro "PAGOT - LA STORIA DELLA FAMIGLIA". Evento que teve como "sponsor" o bisneto de Felice e Ângela Di Giusti Pagot,  Luiz Antonio Pagot. Na mesma data foi inaugurada uma placa no trem "Maria Fumaça", vagão 215, em homenagem a Antonio Pagot, pela dedicação e cultuação do folclore italiano que era - e ainda é - divulgado junto aos turistas na "Maria Fumaça". O texto diz: " Carro 215 - Nonno Pagot. Homenagem ao Sr. Antonio Pagot pelos brilhantes serviços prestados à cultura e ao turismo da nossa região. Bento Gonçalves, 11 de outubro de 2009".

 LIVRO E A ÁRVORE GENEALÓGICA COM 630 MEMBROS DA FAMIGLIA 

Graças a esse pioneiro trabalho de resgate da história de LA FAMIGLIA PAGOT e sua ÁRVORE GENEALÓGICA disposta no livro de autoria de Francisco Antonio Pagot (Xico Júnior), contendo já 630 pessoas da Famílgia, foi possível iniciar, em 08 de janeiro de 2010, a montagem da mesma via internet. Na seqüência, tendo como fonte de informação básica e essencial o próprio livro "PAGOT - La Storia Della Famiglia" e seus 630 membro então relacionados, possibilitou a que outros membros da família também iniciassem a montagem de Árvores Genealógicas paralelas através do MyHeritage.

Além do livro sobre a Famiglia Pagot, Francisco Antonio Pagot (o Xico Júnior) foi o criador do banner, dos crachás e de um poster (1,00 m X 1,20m) com foto da Famiglia Pagot tirada em 1930, em Torino, com a qual os quatros filhos do casal cabeça do clã Pagot (Umbelina, Lungino Francisco, Aparecida e João), ainda vivos, foram presenteados.

As fotos e ilustrações aqui dispostas fazem parte do Acervo pessoal de Francisco Antonio Pagot, cujo vem resgatando histórias e fotografias da Famiglia Pagot desde 1992, quando do inicío à concretização do livro "PAGOT - La Storia Della Famigla"  e concluído em 2009, ou seja 17 anos depois. E outras informações e fotos enviadas por membros da Famiglia Pagot.

* Ma non sempre a causa di un riconoscimento legale e sicuro è fatto spontaneamenteÈ ´indispensabile, oltra che giuridico, registrazione e indicazione di paternità". Che cosa fa il record di come l´autore su richista dell´autore.

 

 

 

Family news
Dec 03, 2013
Xico Junior commented on event 38th birthday of Christian Azambuja Pagot:
 Olá, Chrisitian!

PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES nesta data especial. E que Deus te abençoe sempre para que tenhas sucesso e vitórias, pessoais e profissionais, em tua vida. E que o Lorenzo venha não apenas prá encher a vida de vocês, mas com boa saúde para trazer muitas alegrias, orgulho e felicidades!

Beijo do teu pai,

Xico Júnior 
Aug 23, 2013
submitted a request to become a member.
Mar 19, 2013
Xico Junior invited Christian Azambuja Pagot to the site.
Nov 30, 2012
Xico Junior updated the details of Santa Pellegrinello in family tree Junior Family Tree
Nov 25, 2012
Xico Junior created a new album Vídeos de Familiares
Nov 24, 2012
Xico Junior updated the details of Francisca Pellegrinello in family tree Junior Family Tree
Nov 06, 2012
Xico Junior updated the details of Natalina Pagot and João Pagot in family tree Junior Family Tree
Sep 07, 2012
Xico Junior commented on event 35th birthday of Marcele Azambuja Pagot:
 Oi, Marcelinha!

É com muita alegria que te desejo um FELIZ ANIVERSÁRIO. E que as graças de Deus sejam marcas constantes em todos os dias da tua vida e esta com muita saúde, vitalidade, vigor, determinação, alegrias, sucesso pessoal e profissional e muita, muita FELICIDADE!

Com um beijo do teu pai que te ama.

Xico Júnior 
Xico Junior invited Marcele Azambuja Pagot to the site.
Sep 17, 2011
Xico Junior added the photo Nonno Luiz Carlotto to album Family photos
 
Xico Junior added <Private> Rodrigues , <Private> Rodrigues , Eca Peuckert , Maria Isabel Pagot and 36 other people to family tree: Junior Family Tree
Xico Junior updated the details of Eca Peuckert , Maria Isabel Pagot , <Private> Pagot , <Private> Pagot and 32 other people in family tree Junior Family Tree
Xico Junior created a new family tree: Junior Family Tree
Xico Junior created the family site
Have a great time using your family site on MyHeritage.com!
News articles
There are no news articles available
Visits
0000212
 
Loading...
Loading...