View all  |  Close all
#
Subject
Posted by
Actions
1
Familiares de Santa Comba Dão
Ines
- Close
Olá, primeiro te agradeço por criar este espaço gentil. Necessito encontrar meu passado, pois tudo pra mim começou quando um menino de 15 anos deixou portugal, pais e irmãos para nunca mais os ver. Isso me fascina, mas incomoda. Meu avo nasceu no dia 09/11/1889 em Couto do mosteiro, localidade Pedraires, freguesia Santa Comba Dão distrito de Viseu. Até chegar a esse ponto tive que utilizar memórias dos mais idosos e documentos dos filhos dele. Chamava-se Francisco Gomes, seu pai era João Antonio Gomes e sua mãe Carolina Gomes Ferraz. Viveram no povoado de Pedraires e Couto do Mosteiro onde viviam da venda de verduras e legumes e de onde meu avô ainda menino em 1904 fugiu, sózinho, na ilusão de construir uma vida melhor num país que até ali era só surpresas. No Brasil viveu na região de Sta Cruz do Rio Pardo, trabalhou com outros portugueses ja estabelecidos, casou, teve 7 filhos e uma filha e morreu em 1947, deixando-nos apenas informações e uma avó brasileira que nos contava suas lembranças do que conversava com ele. Peço ajuda por que sei que em algum lugar há pessoas como eu me procurando. Gostaria de obter a certidão de nascimento do meu avô e se possivel dos meus bisavós.  Nunca consegui encontrar o nome do navio e nem a data da partida ou chegada, usei a informação que ele proprio deixou de que tinha 15 anos e de que veio sem o consentimento dos pais. As vezes penso que veio com os italianos ou espanhois e foi confundido, razão porque não consta sua chegada. Coisas imprecisas de uma época sem muito recurso.

Obrigada, Maria Inês

Ines
Paraná, Brasil
- Reply
2
RE: Familiares de Santa Comba Dão
Mary Gomes
- Close
Olá Maria. Meu nome é Maria Elizabeth Gomes e estou à procura de minhas raízes também. Eu sei que meu nome era John avós Germano Gomes quando ele se mudou para o E.U.A.. mas creio que seu primeiro nome completo é Antonio. Eu sei que ele deixou Portugal quando era muito jovem. Eu acredito que ele viveu na ilha Azore chamado São Jorge. Ele tinha 3 irmãos e eu acho que 2 irmãs? Eu sei que os nomes de seus irmãos são Jerry Gomes e um nome Luís Gomes. E uma irmã chamada Maria, que ainda vive em Portugual. Por favor, escreva novamente em breve.
Mary Gomes
- Reply
3
RE: Familiares de Santa Comba Dão [2]
Ines
- Close
Olá Mary!  Histórias parecidas, com origens no mesmo país. Isso é muito fascinante. No momento não tenho mais informações, mas se eu puder acrescentar algo a você o farei. Obrigada por responder . Vamos nos encontrar aqui. Lembrando que sou do Brasil, vivo em Curitiba-PR. Tambem sou Mari. Até breve.
Ines
Paraná, Brasil
- Reply
4
RE: Familiares de Santa Comba Dão
Manuel Amaro Mendonça
- Close

Olá Inês

Os primeiros passos já os tens que são a freguesia, o concelho e o ano de nascimento.

Podes escrever uma carta para a Conservatória de Registo Civil (o problema é que Santa Comba não tem) de Viseu e pedir uma FOTOCOPIA do registo de nascimento. Custará um euro mais portes de correio...

Na fotocopia terás os pais e os avós.

Boas pesquisas

 

Manuel Amaro Mendonça
São Mamede de Infesta
- Reply
5
RE: Familiares de Santa Comba Dão [2]
Ines
- Close

Obrigada Gandalf

Ja pesquisei uma vez mas os nomes encontrados não conferiam, apenas os sobrenomes tinham semelhança. Mas ainda terei certeza um dia.

Sucesso também!!

Inês

Ines
Paraná, Brasil
- Reply
 
Loading...
Loading...