View all  |  Close all
#
Subject
Posted by
Actions
1
Pesquisas em arquivos distritais
Cátia da Cruz Mendes
- Close

Cumprimentos

Acabo de esgotar as minhas possibilidades de obtenção de documentos de nascimento/baptismo através de e-mail e correio, indicando os locais e datas. Obtive assim os documentos referentes aos meus avós, mas como não tenho datas de nascimento daí para trás, terei de, ou investir dinheiro para pagar a alguém para fazer a pesquisa dos documentos, ou investir tempo meu em deslocar-me aos arquivos para eu própria passar os olhos pelos papéis.

Antes de  o fazer gostaria de saber se alguém por aqui já visitou algum arquivo distrital para fazer este tipo de procura. Se sim, o que devo ter em conta para rentabilizar ao máximo a minha visita? Terei de usar o arquivo distrital de Castelo Branco, alguém tem experiência com esta instituição?

Sei que posso consultar na página da Torre do Tombo quais os fundos documentais que se encontram disponíveis no arquivo de Castelo Branco, o que poderá já ser uma grande ajuda. Mas em termos de ajuda humana, no local, para não me sentir completamente perdida num mundo que ainda desconheço, os funcionários costumam dar algum apoio?

 Obrigada

 Cátia Mendes

Cátia da Cruz Mendes
Portugal
- Reply
2
RE: Pesquisas em arquivos distritais
Nuno Simões
- Close
Olá

Tenho estado em contacto com o Arquivo de Castelo Branco,  e devo dizer que tenho tido da parte dos funcionários uma boa ajuda. Infelizmente, existe um hiato de tempo entre 1838 e 1856 e desconhece-se a existência ou não dos livros desse período de Castelo branco, pelo que há uma série de dados que ficam por descobrir...

Nunca fiz buscas directamente nos arquivos, todas as buscas têm sido feitas por pedido através de mail. Nalguns casos tive de pagar buscas e fotocópias paroquiais.

Estou contente porque apesar de tudo consegui chegar aos meus pentavós...

Boa sorte!

Nuno Simões
Portugal
- Reply
3
RE: Pesquisas em arquivos distritais [2]
Cátia da Cruz Mendes
- Close

Obrigada pela informação!

Acho que vou experimentar também a via "remota", de pedir a localização dos documentos por eles sem ter de me deslocar até lá. Qual é o endereço de e-mail a usar? Em média quanto é que custa pedir que sejam os funcionários a fazer esta pesquisa e localização de documentos, e quanto tempo demoram? Qual foi o preço mais baixo e o mais alto que já pagou pelo serviço?

Acho estranho haver um hiato temporal na informação. Talvez dependa da localidade que se pretende consultar. No caso do local de origem da minha família, o arquivo da Torre do Tombo (que tem os registos dos arquivos distritais), indica a existência de registos paroquiais ininterruptos até1579 (estes já na Torre do Tombo).

Eu já consegui ir até aos meus tetra-avós, mas gostava de continuar a recuar no tempo.

Cátia da Cruz Mendes
Portugal
- Reply
4
RE: Pesquisas em arquivos distritais [3]
Nuno Simões
- Close
Bom dia,

O máximo que paguei foi 16,63 euros por 1 hora de buscas e 3 fotocópias paroquiais...em 2 dias tive a informação mais 2 dias recebi em casa as fotocópias... 

o pagamento é feito por vale correio à ordem do Arquivo que faz a busca.

Tudo isto está tabelado na página do Arquivo.

O mail que utilizei é o mail@adctb.dgarq.gov.pt

Contactos do Arquivo de CB:

Arquivo Distrital de Castelo Branco

Praça de Camões

6000-116 Castelo Branco

telf.: 272 339 120

fax: 272 339 129

mail@adctb.dgarq.gov.pt

http://adctb.dgarq.gov.pt

www.dgarq.gov.pt

Cumprimentos, 

Nuno Simões

 

 

 

 

Nuno Simões
Portugal
- Reply
 
Loading...
Loading...